Newsletter

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO PORTUGUÊS DE OBESIDADE

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e desfrute do nosso Congresso

“Tivemos um congresso que abordou a obesidade no seu aspeto multidisciplinar”

O Congresso Português de Obesidade está prestes a terminar. A edição deste ano, que decorreu ao longo de todo o mês de novembro, abordou várias áreas que se encontram relacionadas com a Obesidade, desde a Nutrição, até à Cirurgia, passando ainda pela atividade física. Em entrevista, a presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), Prof.ª Doutora Paula Freitas, mencionou o facto de o evento ter sido “bastante eclético e importante para debater novos estudos e novas guidelines a ter em conta na obesidade”.

Devido à situação atípica em que vivemos, a pandemia gerado pelo novo coronavírus foi um dos temas centrais do congresso. “Este ano a palavra de ordem é a COIVD-19 e no congresso esse foi um dos temas mais estudados e discutidos, até porque, como sabemos, as pessoas com obesidade têm uma maior morbilidade e mortalidade associada ao vírus”, afirma a presidente. Em relação a esta temática, salientou as sessões: “O impacto da COVID-19 e a mudança de paradigma nos cuidados de saúde”; “A obesidade na era pós-COVID”; e ainda “A obesidade e a COVID-19 numa perspetiva ibérica”.

A telemedicina e a monitorização da glicose foram outros dois temas que fizeram parte do programa do evento e que foram muito importantes, no entender da Porf. Doutora Paula Freitas.
Além disso, “outro aspeto que também acho que foi um ponto alto foi a conferencia sobre “A medicina na era da obesidade”, porque mostrou uma nova maneira de fazer medicina e de olhar para a doença. Destaco ainda outro tema muito interessante que são os problemas psiquiátricos que existem relacionados com a obesidade, que hoje em dia é algo muito discutido”, acrescenta.

A presidente da SPEO alertou para o facto de amanhã, dia 28 de novembro, ainda existirem sessões a decorrer, e que estas, bem como todas as outras, podem ser revistas até ao dia 31 de janeiro na plataforma oficial do Congresso Português de Obesidade.

PARTILHAR