“The importance to address obesity” é o tema da conferência que encerrou a manhã do 25.º Congresso Português de Obesidade. Com a moderação do Dr. António Garrão, a sessão permitiu cruzar duas áreas muito relevantes: a obesidade e o cancro. Em entrevista, o coordenador do Serviço de Endocrinologia do Hospital CUF Infante Santo destacou os pontos-chave da conferência.
“Nesta sessão abordou-se um tema muito importante e relevante em termos de saúde pública”, afirmou o Dr. António Garrão no início do seu depoimento, acrescentando que “a obesidade está associada a um risco acrescido de uma série de tumores malignos e a uma maior agressividade de alguns tipos de tumores.”
Continua afirmando que estamos perante um “problema central para a nossa qualidade de vida e para a nossa longevidade” e que os desafios passam por tentar “mudar o estilo de vida das pessoas, que está diretamente relacionado com o que as pessoas comem e com o exercício físico”.
Em comentário final, o endocrinologista declara que estamos perante “um processo importante de educação para a saúde que passa por algumas medidas governamentais que incentivem a mudança de hábitos e a inversão desta tendência de ganho de peso.”