Newsletter

Receba nossa Newsletter

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO PORTUGUÊS DE OBESIDADE

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e desfrute do nosso Congresso

Mensagem da Presidente

25 Congresso Português de Obesidade

Caros Colegas,

Caros Amigos,

Este ano, o 25º Congresso Português de Obesidade tem o lema: “Obesidade: Um Peso, Duas Medidas”.  De facto, este ano é tudo a dobrar:

Dois homenageados: a Professora Isabel do Carmo e um homenageado surpresa.

Dois homenageadores – a Dra. Maria João Fagundes e o Prof José Camolas.

Dois Presidentes na Comissão Organizadora Local: a Prof. Sandra Martins e o Dr. António Albuquerque.

Dois modelos de congresso: presencial, em Lisboa, e virtual.

Dois momentos temporais: um virtual para os webinars da indústria, ao longo de todo o mês de novembro, e nos dias 19 e 20 de novembro, no formato presencial e virtual, em Lisboa.

Dois públicos alvo: a comunidade científica e o público em geral.

Para a comunidade científica – o congresso híbrido – virtual e presencial.

E para o público em geral, dois momentos – um programa na RTP2 – “Sociedade Civil”, que será sobre obesidade, bem como webinars dirigidos ao público em geral.

Duas direções que se vão cruzar durante o congresso: a cessante e a estreante.

Esta direção tenta todos os anos ter um vasto, mas sempre diferente, programa científico. Assim, elegemos para temas centrais deste congresso a Obesidade e: Nutrigenómica, Epigenética, Metabolómica, Cancro, Doença Ocular, Saúde Oral, Saúde mental e Sarcopenia. Também será abordado o impacto da Covid-19 nos estilos de vida, os marcadores metabólicos e variabilidade interindividual na resposta ao exercício na obesidade e na diabetes, o peso da obesidade na sustentabilidade alimentar, novos fármacos para a obesidade, atualidades em cirurgia e a realidade nacional dos Centros de Responsabilidade Integrada da Obesidade.

Também queremos sublinhar a conferência inaugural: “Custo e Carga da Obesidade em Portugal Continental”, que será proferida pela Dra. Margarida Borges. Este estudo, com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, e realizado pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência, trará dados muito importantes que vêm reforçar a necessidade de agir já e de forma eficaz no combate à obesidade. Se nada fizermos, se o poder político nada fizer depois da divulgação destes dados… então, seremos todos cúmplices de uma sociedade portuguesa mais pobre, mais doente e que viverá menos do que os seus antepassados.

Queremos ainda salientar a Conferência de Encerramento: “Obesidade: Ao longo da História, ao longo da vida” que será proferida pela nossa homenageada – a Prof. Isabel do Carmo.

Um agradecimento especial a todos os palestrantes e moderadores e à Sociedade Espanhola para o Estudo da Obesidade com quem temos partilhado simpósios conjuntos SPEO/SEEDO nos últimos anos.

Outro agradecimento muito especial aos autores e coautores de cerca de 100 trabalhos submetidos, que são o reflexo do que se faz de melhor em investigação na área da obesidade não só em Portugal, mas também no Brasil, Espanha e outros países. Este ano teremos mais tempo alocado às comunicações orais.

Um enorme agradecimento à indústria farmacêutica, sem a qual não seria possível, em grande parte, a atualização científica dos profissionais de saúde.

Convidamos os participantes a juntarem-se à Homenagem à Prof. Isabel do Carmo, ao jantar de Encerramento, à entrega dos prémios e à passagem de testemunho à nova direção.

Desejamos a todos um EXCELENTE congresso durante todo o mês de Novembro.

Esperamos por si em LISBOA.

 

Paula Freitas

Presidente da SPEO