Newsletter

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO PORTUGUÊS DE OBESIDADE

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e desfrute do nosso Congresso

Congresso

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Como manifestação de grande capacidade de adaptação, a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) mantém a organização do seu 24.º Congresso Português de Obesidade, em novembro, nos dias 20 e 21. Este ano no formato de Congresso Virtual Imersivo.

Mesmo à distância, a nova plataforma permite ter a experiência de interação, que queremos que seja a mais próxima possível à nossa vivência física em congresso.

Neste formato virtual imersivo, estaremos conectados, para juntos “Reescrever a História”, o mote da 24.ª edição do Congresso, que nunca como agora foi tão certeiro.

Todos sabemos como a obesidade é uma epidemia, uma doença complexa e multifatorial, um problema de saúde pública, agora agravado pela pandemia COVID-19. As medidas de restrição impostas e o confinamento a que a população foi sujeita, a perda de rendimentos, tornou-se numa conjuntura agravante da obesidade, com o aumento da insegurança alimentar, do recurso a uma alimentação ainda menos diversa, e com a quebra acentuada do exercício físico.

Nunca como antes, foi exigido aos profissionais de saúde uma abordagem ainda mais eficaz e presente para garantir uma atuação precoce e eficiência em todas as etapas, desde a prevenção ao tratamento, incluindo a terapêutica farmacológica e a atuação cirúrgica. Esta atuação urge tendo em conta a diversidade de comorbilidades associadas à obesidade, nomeadamente as metabólicas.

Mantemos a nossa linha programática, com sessões em vários formatos (conferências, simpósios, encontros com especialistas) e a mesma oportunidade de discussão, graças à ajuda das ferramentas digitais, ao vivo e em direto. Será certamente uma experiência de interação fácil, de comunicação viva e interativa, seja no computador ou no smartphone.

Assim, à semelhança do ano passado, esperamos que os profissionais de saúde envolvidos (médicos, psicólogos, nutricionistas, fisiologistas do exercício físico, enfermeiros) respondam à nossa chamada. E que, agora libertados dos constrangimentos físicos e de deslocações, ultrapassemos os mais de 400 participantes da edição passada. Através da nossa plataforma de experiência virtual imersiva de congresso iremos conseguir ampliar o alcance do nosso programa científico, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais de reconhecido mérito, simpósios, comunicações orais e cartazes.

Esperamos contar com a vossa colaboração e poder “receber-vos” à distância de um clique.

Paula Freitas

Presidente da SPEO

ÁREAS TEMÁTICAS

Diabetes

Dislipidemia

Risco cardiovascular

Infeções respiratórias

Hidratação

Era pós Covid-19