Newsletter

Receba nossa Newsletter

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO PORTUGUÊS DE OBESIDADE

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e desfrute do nosso Congresso

“A obesidade associa-se a um aumento da frequência de catarata, glaucoma e edema macular”

A conferência “Obesidade e a doença ocular”, sob a moderação do Prof. Doutor Davide Carvalho e da Dr.ª Dircea Rodrigues, debateu dois grandes aspetos: diagnóstico e tratamento das alterações oftálmicas quando relacionadas com a obesidade. O especialista Prof. Doutor Davide Carvalho, em entrevista, partilhou as mensagem-chave da sessão.

A obesidade e as alterações oftálmicas são um tema “raramente” abordado, pelo que deve ser tido em conta mais vezes, partilha. A obesidade provoca, tal como refere, “um aumento da frequência de catarata, de glaucoma, sendo também uma das causas de edema macular, que representa uma perda de visão significativa em muitos doentes”.

A sessão focou-se em dois grandes aspetos: diagnóstico e tratamento. “Estas patologias associadas à obesidade são realmente importantes.” Para um tratamento adequado, é preciso compreender “se a redução do peso poderá evitar a progressão destas complicações”. Contudo, ainda não existem dados relevantes para uma conclusão.

O Prof. Doutor Davide Carvalho partilha que “será, certamente, uma área a desenvolver” e que “a investigação dará a resposta brevemente”.

PARTILHAR