Newsletter

Login


BEM-VINDO AO CONGRESSO PORTUGUÊS DE OBESIDADE

Recebeu os dados de acesso aquando da sua inscrição, via e-mail. Deverá efetuar o login com o e-mail e senha nele indicados. Introduza os dados e desfrute do nosso Congresso

24.º Congresso Português de Obesidade: “Temos um programa muito ambicioso”

O programa do 24.º Congresso Português de Obesidade é “muito ambicioso”, afirma a presidente do evento, Prof.ª Doutora Paula Freitas, antecipando que “irão ser ultrapassados” os objetos definidos. Em declarações à News Farma, fala sobre a edição deste ano, que decorre em formato virtual.

Organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), o Congresso Português de Obesidade, este ano, “é um congresso imersivo, portanto todo ele virtual, não haverá qualquer sessão presencial”. De acordo com a Prof. Doutora Paula Freitas, é dedicado a “médicos, de várias especialidades, isto é, de todas as especialidades que tratam a obesidade. Psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, fisiologistas e ainda enfermeiros, farmacêuticos e todas as pessoas que tiverem interesse em aprender mais sobre a obesidade serão bem-vindos”.

Sendo, assim, um congresso aberto a todas estas áreas e profissionais de saúde, o maior propósito é, pois, a partilha de conhecimentos e, especificamente, a “atualização na área científica da obesidade em todas as vertentes”. “O objetivo máximo é sempre aprender para melhor tratar os doentes”, reforça a médica.

O evento tem lugar nos dias 20 e 21, mas desde dia 3 que está a realizar webinars e cursos pré-congresso, além de que estão igualmente previstos cursos pós-congresso. “Em relação a este ano, gostaria de destacar que temos um programa muito ambicioso. Pela primeira vez, temos um congresso que não é apenas de três dias, como antes, mas é um congresso durante todo o mês de novembro”, sendo que “as pessoas podem ir a um webinar específico sem estarem inscritas no congresso todo”, realça a presidente do congresso.

Apesar de este ano ter sido necessário um reajuste, por circunstâncias da pandemia, a Prof.ª Doutora Paula Freitas considera que “os objetivos, na verdade, irão ser ultrapassados” em relação aos que tinham sido delineados para o congresso físico. “O nosso apelo é que as pessoas se empenhem no tratamento desta doença e não só, das comorbidades associadas à obesidade. Penso que os nossos objetivos até serão ultrapassados porque vamos ter um tempo dedicado à obesidade muito maior do que aquele que seriam aqueles três dias e meio habituais do congresso”, enquadra.

A propósito do mote do congresso – “Reescrever a história” – afirma que foi escolhido antes do contexto pandémico atual, mas assume que, “hoje, o reescrever a história faz ainda mais sentido.” “Nós estamos a abordar a obesidade de uma perspetiva completamente diferente e também a maneira como nós estamos a comunicar com os nossos colegas das várias especialidades é completamente diferente”, conclui.

 

PARTILHAR